Por Eduardo Oliveira

Há muito tempo ouvimos falar sobre como tecnologia pode otimizar recursos e agilizar processos no âmbito empresarial. Ao longo do tempo, com o uso de tecnologia, percebemos melhoria de qualidade e eficiência nas operações, no processo de gestão de negócios e também de pessoas. Quando olhamos especificamente para o uso de tecnologia na gestão de negócios, ainda que o fator humano seja extremamente necessário, a administração com tecnologia se tornou mais fácil, desde o gerenciamento de informações como no desenvolvimento de soluções ainda melhores aos consumidores e aos próprios colaboradores.

Mas, e quanto aos processos produtivos? Fique mais um pouco que vamos falar sobre a tecnologia aplicada à indústria de móveis.

 

Por que devemos ter um mindset tech?


Um processo de fabricação de móveis ágil e automatizado pode influenciar diretamente na qualidade e valor percebido do produto, no tempo de entrega de projetos, na redução de recursos entre outros aspectos que poderemos ver detalhadamente no decorrer do texto. Mas, a partir desse ponto, implantar novas tecnologias na indústria é essencial para quem deseja se posicionar de forma competitiva no mercado.

Explorando um pouco dos benefícios e vantagens de se obter um processo de produção automatizado, vou destacar 5 importantes aspectos que considero os mais relevantes e que executamos aqui na empresa. Veja a seguir:

  1. Padronização

O processo de fabricação de móveis será muito mais ágil se você implementar um sistema automatizado dentro da sua fábrica, pois as variáveis de produção podem ser imensas desde o desenho até a montagem.

Aqui no Grupo ODK utilizamos um sistema integrado que abrange as 3 fases da produção: desenho, produção e montagem. Inicialmente, o projeto é formatado em uma ferramenta 3D, o que já confere uma realidade muito fiel ao que será o produto produzido e entregue. A partir deste desenho toda a fase fabril é executada nas máquinas, exatamente conforme projeto, sendo controlada e documentada agregando, inclusive, qualidade e excelência ao produto.

  1. Agilidade

O investimento em maquinário permite que as empresas atinjam maior eficiência, isso ocorre, pois, um sistema integrado e automatizado consegue atingir níveis de execução perfeitos. Na ODK, utilizamos equipamentos de última geração com comando numérico. As máquinas recebem as demandas a partir de projetos criados e aprovados. São capazes de reconhecer, inclusive, os tipos de chapas desenhadas e em estoque. O sistema inteligente executa a reprodução exata e consistente dos comandos programados.

  1. Produtividade

Melhorar processos influencia diretamente no aumento da produtividade. Além de facilitar a produção, processos automatizados contribuem para que os erros sejam rapidamente identificados. Além do que, com a garantia e confiança que o produto será executado exatamente da forma como foi projetado, os times comerciais conseguem se dedicar mais as vendas e se tornam consequentemente mais produtivos. Não tem erro, com independência e agilidade da mão de obra especializada, a organização no setor fabril e processos mais claros, o time todo sai ganhando!

  1. Redução de Custos

Podemos afirmar que a automação industrial pode diminuir os custos gerais dentro da indústria, isso é fato. As reduções podem ser observadas, por exemplo, na diminuição de erros de execução ou na otimização de sobras de matérias-primas. O sistema utilizado pelo Grupo ODK permite produzir orçamentos fiéis, o que nos dá a segurança e a previsibilidade de custos, sem precisar nos preocupar com gasto extras de produção. Conseguimos ainda obter uma capacidade produtiva muito elevada, pois as máquinas podem ser programadas para trabalhar 24 horas por dia, o que nos possibilita ter um volume de projetos atendidos muito grande dentro do mesmo mês otimizando e reduzindo custos operacionais.

  1. Confiança, qualidade e valor percebido

Depois de todos os pontos destacados acima, que são essenciais para o sucesso do negócio, obviamente, considero esse o mais importante pois retrata o valor da empresa sob o ponto de vista do cliente, a razão de existir do Grupo ODK. Indiscutivelmente, a automação industrial ampliou (e muito!) o bom relacionamento com o nosso cliente. Isso porque quando desenvolvemos um projeto integrado com automação no processo fabril, conseguimos, como já falado anteriormente, ser muito fiel ao desenho aprovado. Ou seja, o cliente receberá exatamente o mobiliário que aprovou. Isso sem contar que estamos capacitados para entregar diversos tipos de formas, espessuras, desenhos e acabamento através da nossa linha de projetos especiais.

Outro aspecto importante, não somente na percepção positiva do cliente, mas também como gestão interna de processos, é a redução no tempo de entrega do projeto que esta tecnologia proporciona. Conseguimos definir a data exata da entrega logo início do processo. E o melhor: esse prazo se cumpre.

 

A reflexão que você deve fazer é a seguinte: em qual desses aspectos me encaixo ou pretendo encaixar? E a pergunta enquanto cliente: qual desses pontos são relevantes na escolha do fornecedor ideal de mobiliários? Posso garantir que cada um deles (ou todos eles) agregam valor ao produto e podem ser o fator decisivo para colocar a sua empresa ou o seu produto em um outro nível de eficiência e qualidade.

 

Tem alguma dúvida ou algo que não abordei no texto? Converse comigo! E para saber mais sobre nosso processo produtivo, produtos e projetos especiais, siga os canais do Grupo ODK, no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Um abraço e até o próximo artigo.

Eduardo Oliveira, diretor de operações do Grupo ODK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir